Na minha primeira contribuição para o
blog resolvi falar de um dos maiores fotógrafos do século XX. Ou melhor, apenas
fazer uma breve apresentação deste gênio da fotografia que passou por diversas
experiências na África como caçador, ao servir o exército francês na Segunda Guerra Mundial,
além de passagens pelo mundo: o primeiro fotografo da Europa Ocidental a
registrar a vida na União Soviética; na China fotografou os últimos
dias de Gandhi e os enucos imperiais chineses, logo após a Revolução Cultural.
Algumas fotografias de Bresson podem ser
vistas na internet, e no site: http://www.magnumphotos.com . E para uma pesquisa mais aprofundada da biografia deste gênio
recomendo a visita do site da Fundação Henri Cartier Bresson (http://www.henricartierbresson.org).
Por fim, irei postar uma das fotografias
que mais gosto. Ela é datada de 1932 no Place de l’Europe. Sem dúvida,
representa muito mais que uma foto; qualifico como uma pintura que foi feita em
apenas frações de segundo por um click.
Tentarei descrever de forma objetiva a fotografia: primeiramente todos poderão
ver que existe facilmente uma duplicidade no plano vertical que foi beneficiada
pelo espelho d’água no chão (homem em movimento, grades ao fundo, homem parado
e outras composições). Segundo, há na esquerda a palavra “BALLOWSKY” escrita
duas vezes e também refletida no espelho. Por último, o movimento da bailarina
do cartaz para esquerda e do homem do primeiro plano para a direita dão a
duplicidade e antagonismo no plano horizontal que faz com que a fotografia tenha
movimento.
Sinto que o momento é de terminar minha
escrita para que todos possam apreciar a obra deste fantástico fotógrafo.
Rodrigo Pomar
Pomar,
ResponderExcluirNão conhecia o fotografo. Sua contribuição foi muito boa, agregando cultura e conhecimento ao blog.
Abs,
Alberto.